Polineuropatia

Polineuropatia é o nome dado ao acometimento simultâneo e simétrico de nervos periféricos e que pode se manifestar como sintomas sensitivos (como formigamento, queimação ou dormência) e motores (fraqueza muscular associada). Usualmente os sintomas se manifestam inicialmente nos pés e tem uma progressão ascendente. É comum os pacientes se queixarem de piora dos sintomas durante a noite, atrapalhando o sono, inclusive. Também podem estar associados sinais de disautonomia, tais como alteração de sudorese, sensação de desmaio ao se levantar rapidamente. Eventualmente pacientes queixam-se de sensação de desequilíbrio.

Causas:  Diabetes mellitus é a principal causa de Polineuropatia. Outras causas comuns são deficiência de vitaminas, distúrbios tireoidianos, intoxicação, doenças infecciosas, autoimunes e genéticas. Falar do zinco e COVID.

Diagnóstico: O diagnóstico é feito com base nos sintomas referidos pelo paciente em conjunto com alterações observadas ao exame físico e é confirmado pelo exame de eletroneuromiografia.

Tratamento: O tratamento varia de acordo com a causa. Naqueles casos em que não há tratamento específico, o neurologista pode atuar com equipe multidisciplinar no controle de sintomas e reabilitação do paciente para melhorar a qualidade de vida.